Organização doméstica: reutilizar, reciclar
Numa família de 7 pessoas, a organização da roupa é uma coisa complicada, mas muito importante.
2 vezes por ano, mudo as roupas de lugar. Um processo demorado. A roupa da época que termina é guardada em armários ou sacos, dando lugar à roupa da estação que chega, em gavetas e guarda-fatos.
Hoje, dei início a esta tarefa.
Primeiro retiro tudo dos armários, gavetas e afins. A roupa a guardar para a próxima estação é guardada, mas antes revista. O que não servirá no próximo ano é colocado em sacos, já não é guardado. Esta roupa pode ter vários destinos, se estiver em bom estado e ainda servir para um dos príncipes mais novos, é guardada numa área de roupa a servir no futuro, se já não servir a ninguém é revista e seleccionada, podendo ter vários fins. A que já não estiver em condições é deitado fora ou se forem peças de algodão, cortadas e servirão para futuros panos de limpeza. As que estiverem boas serão dadas. Neste momento já tenho 5 sacos: um com destino ao meu sobrinho, 4 serão depois colocados num contentor de roupa. Há roupa, especialmente a do Mini, que uma amiga me empresta, essa será devolvida.
A roupa que retiro para a estação da época que inicia é guardada em gavetas ou nos guarda-fatos. A dos príncipes mais velhos é revista, nesta fase etária, facilmente deixam de gostar de uma peça, por isso, não vale a pena guardar coisas que não irão vestir. Das peças que já não querem vejo se algum dos outros (príncipes mais velhos) quer aquela peça, caso não queira será guardada para os príncipes mais novos. Aqui em casa muita roupa é reutilizada. Não vale a pena deitar roupa fora se poderá um dia mais tarde servir a outro príncipe. Há também peças de roupa que lhes deixaram de servir. A roupa não cresce, já os príncipes...
Também selecciono a roupa dos mais novos. Também eles crescem e por vezes o que guardei já não serve.
Neste momento estou quase a meio do processo. Já há muita roupa de verão guardada até à próxima estação. Também nas gavetas e guarda-fatos já há camisolas de manga comprida, casacos, sweats, pijamas mais quentes. A roupa de inverno está agora disponível para usar.
Aqui em casa muita roupa é reutilizada e reciclada, não só guardo a roupa dos mais velhos para ser usada pelos mais novos no futuro, como algumas colegas me dão peças que os filhos já não usam e eu guardo para os príncipes. Muitas vezes a roupa ainda pode bem ser usada por outra pessoa, pois está em boas condições.
Sapatos usados não guardo, nem aceito.