Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Não me canso disto

Uma nova porta para o mundo...O meu MUNDO.

Não me canso disto

Sex | 10.05.13

O dia da Espiga #1,5

Anita
[Foto Sara Girassol]?
 
Sobre o dia da Espiga, e graças a um comentário aqui deixado, recordo com saudades a importância que dava enquanto mais nova a esse dia.
Aqui no Norte não se comemora, ou se o fazem, não notei. Quando andava na escola primária, nesse dia saíamos da escola, íamos aldeia fora, pelos campos apanhar a espiga. Um dia diferente, logo um dia importante.
Tenho amigas que, mesmo vivendo em Lisboa, ainda têm essa tradição.
A espiga simboliza o pão (comida), o azeite (luz) e a alegria da Primavera, portanto, o florescer da vida.
Tenho pena que aqui não se comemore. Encontraria a oliveira, as papoilas, mas espigas seria difícil, porque não vejo nenhuma por aí...