Mais uma voltinha no carrocel
O Afonso foi operado esta semana às cordas vocais.
Há cerca de 3 anos perdeu uma corda vocal. Depois de passarmos por alguns médicos houve uma médica que se preocupou com o caso dele e decidiu falar com uma amiga, que segundo ela é especialista na área. Assim, o Afonso começou a ser seguido em otorrino, na consulta de voz, do Hospital de Gaia.
Esta semana chegou a vez de fazer a primeira operação (um ano a aguardar). A equipa de otorrino do Hospital de Gaia foi fantástica. A médica pretendia que para já o Afonso tivesse uma voz audível e que deixasse de ter a rouquidão na sua voz. Para tal seria necessário retirar gordura da barriga do Afonso e colocar na corda vocal morta. Este era o plano...
O Afonso foi para o bloco (deixaram-me acompanhar até à sala de operações) e a intervenção, depois de tudo explicado de novo, começou. Passado um hora ligaram-me. Uma pessoa assusta-se um pouco, mas eu tinha confiança na equipa. Era a médica: " - O Afonso não tem gordura na barriga, temos que lhe colocar na corda vocal ácido hialurónico." Depois de abrirem a barriga ao Afonso descobriram que nem gordura tem (que inveja tenho dele!). A cirurgia foi mais rápida assim. Quando terminou voltaram-me a ligar, neste caso de novo a médica, que me disse que o Afonso iria para o recobro e que tudo correu bem. Fui ter ao recobro com o Afonso.
O Afonso ficou internado depois.
A pediatria o Hospital de Gaia tem excelentes condições, mas o principal não é isso, mas sim a fantástica equipa que tem. Sempre atentos, sempre preocupados. 5 estrelas para todo o profissionalismo e humanismo demonstrado pelas pessoas que trabalham na pediatria. Melhor acompanhamento seria impossível.
Neste momento já estamos em casa, o Afonso tem pela frente ainda uns dias que não poderá falar (não pode falar no total durante 7 dias) e que terá também que ter cuidado com a alimentação. Não tem tido dores, tirando de vez em quando na barriga (normal). Comunicamos por gestos ou o Afonso escreve no telemóvel. Tem cumprido à risca o não falar.
Estamos ansiosos para ver como será a voz do Afonso no final, pois enquanto adolescente só lhe conhecemos uma voz roupa, apagada e sem projeção.
O Afonso foi operado num hospital público onde teve o melhor acompanhamento possível. Um hospital que tem uma excelente ala de pediatria. Um hospital que tem uma excelente equipa de otorrino, uma excelente equipa de análises. Vale a pena apostar nas pessoas que trabalham no serviço nacional de saúde. Vale a pena apostar nos hospitais públicos.