Fui visitar minha tia a Marrocos #3
O alojamento: em Marrocos nada melhor que ficar num Riad. Riad são casas típicas de Marrocos, que embora fechados para o exterior, são estruturados à volta de um ou mais pátios.
Nós ficámos, bem no centro da Medina, em Marraquexe, no Riad Karmela. Ficámos em dois quartos, um mesmo por cima do outro.
Os pátios marroquinos, que há neste espaços hoteleiros, são fantásticos quando se quer descansar um pouco, num lugar bem fresco.




Os príncipes acharam estranho não ter televisão, mas rapidamente se esqueceram desse pequeno pormenor.
O pequeno almoço era servido no terraço, de onde se via a cidade, sendo que a cidade é plana e aquilo que saltava à vista eram as torres das mesquitas.
Pontos positivos deste Riad:
- Amabilidade e disponibilidade das pessoas que aí trabalham,
- Boas instalações,
- Quartos amplos e agradáveis.
Pontos negativos:
- Pequeno almoço poderia ser mais diversificado, com mais produtos típicos;
- Um pouco longe da praça central Jemaa El-Fna, onde estavam os restaurantes e onde poderíamos apanhar um táxi ou uma charrete para irmos a outro local na cidade, fora da Medina. Demorávamos 15 minutos pelo menos a chegar à praça, a pé.
Os príncipes mais velhos ficaram num quarto, os mais novos ficaram connosco.
Uma noite quando chegaram tinham companhia no quarto: uma osga, que acho que assustou mais o funcionário do Riad, que a eles. Por este motivo não havia mosquitos nos quartos. Uma forma bem ecológica de afastar os insectos indesejados.
Os príncipes descobriram os animais de estimação deste Riah - 3 cágados, que faziam as delicias deles. Andavam sempre a ver onde se encontravam.